05 abril 2010

O Nome de Jesus

     O nome Yeshua vem da raiz hebraica ישוע significando salvar, sendo derivada da palavra Yeshuah ישועה significando salvação, considerada uma forma reduzida pós-exílica do nome de Josué (Yehoshua יהושע) significando O ETERNO (YHWH) SALVA. Essa forma reduzida reduzida era muito comum no Tanach hebraico, no grego a forma Yeshua é Iesous (não pronunciando o S final) vindo ser simplesmente a forma latina Jesus, que é portanto o nome da pessoa de Nosso Senhor e Cristo המשיח Mashiach designava o título da sua pessoa. Então  JESUS, O CRISTO המשיח ישוע a palavra tão docemente recitada no hebraico YESHUA HAMASHIACH !!! Segundo Leonard Swidler (Ieshua: Jesus Histórico, Cristologia, Ecumenismo-EP 93) O nome Yeshua é formado por duas partes; a primeira YE é a forma abreviada do nome próprio hebraico de Deus YHWH; a segunda SHUA é a palavra hebraica que significa salvação que tem sido alterada de maneira significativa na tradição cristã: foi revestida do significado estrito de salvação para o céu. Antes o seu significado em greco-romano (soteriologia) deseja significar inteireza de saúde, curado, sadio, saudável. O significado do radical da palavra semítica (shua) é amplidão, abertura, o contrário de estar num aperto, em dificuldade e sim estar livre num amplo espaço aberto. Yeshua é a medida daquilo que significa ser cristão e um modelo universal e eterno de qualquer medida que se queira aquilatar da verdade, é em todas as dimensões a revelação do Pai !!!

3 comentários:

Bira ... disse...

Realmente o nome de Jesus é muito mais do que simplesmente um meio de identificação de uma pessoa. Paulo, aos filipenses, diz que Deus Pai exaltou nosso Senhor soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome ... Existe pelo menos 3 maneiras de alguém adquirir um grande nome, a saber: por ter nascido de uma família importante, nobre, essa pessoa herda o grande nome de seus antecessores; por seus feitos, uma pessoa também pode adquirir um nome importante, respeitado, haja vista os grandes vultos de nosso humanidade cujos nomes são sempre lembrados e reverenciados; por fim, pode-se adquirir um nome importante quando alguém ou algum organismo confere esse título à alguém, como os títulos outorgados pela nobreza britânica ("Sir") àqueles que prestam relevantes serviços à terra da rainha.

Nosso Senhor Jesus reúne essas 3 formas: por ser filho de Deus, por seus feitos e obra na cruz e por outorga soberana de Deus por sua obediência!!!

Por isso, damos glória ao
Yeshua Hamashiac Alamanehin Kodesh
(Jesus Cristo, Messias, Reis dos Reis e Santo).


Amém.

Laércio Júnior disse...

Isso não foi um comentário... e sim uma declaração de amor, ao Amado de nossas almas, O Yeshua !!!

Administrador disse...

Isso não foi um comentário... e sim uma declaração de amor, ao Amado de nossas almas, O Yeshua !!!